4 Passos Para Conseguir Viver de Renda e Alcanças sua Independência Financeira

Aposto que você tem o sonho de conseguir se aposentar mais cedo e viver apenas de renda, certo? Pois é, muitas pessoas compartilham esse mesmo sonho, mas, poucas fazem algo para alcançá-lo.

Não é algo que é realizado da noite para o dia, na verdade, é preciso paciência e muito trabalho para finalmente viver com a renda dos seus investimentos.

4 Passos Para Conseguir Viver de Renda e Alcanças sua Independência Financeira

#1 – Faça um Balanço Financeiro

Esse passo é o primeiro e um dos mais importantes. Responda com sinceridade: você sabe exatamente quanto ganha, quanto gasta e quanto poderia economizar mensalmente?

Assim como uma empresa precisa conhecer seus números para ser independente, você também precisa. Então, você pode fazer isso de duas formas. Com um aplicativo como o Organizze, em uma planilha no seu computador ou no papel mesmo.

O importante é colocar todos os seus ganhos mensais, dívidas atrasadas, contas recorrentes e contas variáveis.

#2 – Pague suas Dívidas Atrasadas

Depois de fazer o seu balanço financeiro, está na hora de pagar aquelas dívidas antigas, caso você tenha alguma.

Imagine que você consiga uma ótima renda de R$ 3.000 ao mês com seus investimentos. No entanto, suas dívidas geram R$ 2.000 de juros ao mês. Você é independente? Claro que não. Por isso, some todas as dívidas, chame os credores e negocie.

Depois de negociadas, o seu nome já deixará de ser negativado e os juros serão encerrados.

#3 – Faça um Planejamento Financeiro

Agora que você possui o conhecimento das suas finanças e zerou as dívidas, está na hora de traçar um mapa para a sua independência financeira.

O primeiro passo é saber qual é o máximo que você consegue guardar de dinheiro mensalmente. O ciclo de enriquecimento é simples. Trata-se de:

GANHAR – POUPAR – INVESTIR

A relação entre o que você ganha e o que você poupa, possibilitará mais ou menos investimentos. E quanto mais você investir, mais rápido poderá viver de renda.

No seu planejamento financeiro, descubra qual é o mínimo a ser investido para que você seja independente financeiramente em X anos.

#4 – Execute o Plano

Essa é a hora da prática. Um plano só é bom quando é bem executado. Então, você precisará de paciência e disciplina para economizar e investir mensalmente.

Tenha ânimo, no futuro, o esforço vai valer a pena!.

Gostou do que a corujinha Webiven te ensinou? Então, avalie esse artigo e compartilhe com seus amigos!

4 Passos Para Conseguir Viver de Renda e Alcanças sua Independência Financeira
4.9 (97.14%) 14 vote[s]